Seu filho anda Fazendo Birra?

Todos nós compreendemos que a educação é uma tarefa diária que exige muita paciência e amor. Por isso compreender os processos que ocorrem na “cabecinha” das nossas crianças é uma ferramenta fundamental para lidar com mais eficiência durante as crises de birra.

Se a criança está desafiando os pais, desobedecendo as regras, é um sinal que que ela talvez, precise de uma atenção especial. Nada melhor do que conversar e explicar os motivos do “sim” e do “não”. O diálogo, mesmo que curto, dependendo da idade da criança, é importante para ela  entender como seu comportamento afeta a vida e os outros.

A criança precisa ser vista e entendida como um aprendiz em formação e não como um adulto que está fugindo as regras conhecidas. Por isso que a paciência e os limites são importantes para fazê-los aprender até onde podem ir.

De acordo com psicólogos, também é importante que os limites sejam aplicados com respeito, pois tratar a criança com ignorância, irá magoá-la criando a falta de confiança e consequente desobediência.

É importante lembrar que ter uma criança que obedece não é ter uma criança apática e medrosa, pois esse comportamento pode prejudicar sua capacidade de desenvolver-se sozinha.

Alguns psicólogos e psicopedagogos orientam deixar a criança se acalmar, não fazer discursos longos e depois, sem que passe o tempo ou se esqueça o assunto ter uma conversa direta sobre o que aconteceu e deixar que ela construa suas reflexões. Essa atitude é positiva porque a criança irá se acostumar a refletir sobre suas ações, a controlar suas emoções e a lidar com os sentimentos.

Uma outra atividade também interessante, é usar a caixa da raiva. Nos momentos de birra em que a criança sente a raiva, ofereça um papel e lápis e peça pra ela de forma firme e respeitosa, desenhar a raiva, ou o que está sentindo, no papel branco. Desenhar fará com que ela se acalme aos poucos. Quando ela terminar, pegue o desenho e acrescente pernas, braços, transformando o desenho no monstro da raiva. Explique pra ela que é normal sentir raiva, e que podemos controlar esse sentimento que faz mal para todos, inclusive ela. Ensine-a a dobrar o desenho e guardar numa caixa de papel, para que ela entenda que tem a capacidade de controlar esse sentimento.

Existe um transtorno chamado TOD  – Opositivo Desafiador, que é uma patologia clinica psiquiátrica, nesse caso a criança é incontrolável e sua desobediência evolui para agressividade. As crianças com TOD são continuamente desobedientes a qualquer autoridade, seja em casa, na escola, na sociedade.

Apenas médicos especialistas podem diagnosticar esse transtorno, mas o quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento e melhora do convívio dessa criança com a família e a sociedade.

A ajuda de médicos, psicólogos, psicopedagogos, é fundamental apoio para os pais que não souberem lidar com essa situação.

E você, como controla a birra do seu filho(s)?